Testes Serológicos
O Consórcio Serology4COVID está a desenvolver um ensaio serológico para a COVID-19 que resulta da ação conjunta entre cinco instituições de investigação científica portuguesas: IGC, iMM, iBET, CEDOC-NMS, ITQB-NOVA. A implementação de um ensaio serológico escalável e económico é essencial para perceber a expansão da imunidade na população e para suportar a implementação de novas estratégias para controlar a propagação e/ou minimizar as suas consequências para a saúde, sociedade e economia.
IGC iMM CEDOC NMS
Testes serológicos COVID-19 à comunidade da Universidade NOVA de Lisboa
A Universidade NOVA de Lisboa realizou um rastreio na sua comunidade, através de testes serológicos para analisar a presença de anticorpos anti-SARS-CoV-2 a professores, cientistas, funcionários e alunos que frequentam aulas presenciais e todos os que vivem nas residências da universidade, de forma a garantir as melhores condições de saúde e segurança, tendo em conta o ano lectivo atual e o próximo. Estes testes serológicos foram desenvolvidos pelo CEDOC, no âmbito do Consórcio Serology4COVID.
Mais de 1.640 testes sorológicos foram realizados em 12 dias, durante o mês de julho.
Mais informações CEDOC
A Fundação Champalimaud, em colaboração com a Ordem dos Enfermeiros, deu início a um estudo com testes serológicos que pretende avaliar a existência de anticorpos para o SARS-CoV-2 em cerca de 600 profissionais de saúde (enfermeiros e assistentes operacionais) em dois grandes hospitais que estão muito ativos no tratamento de doentes de COVID-19 – o Hospital de Santo António, no Porto, e o Hospital de Santa Maria, em Lisboa.
Fundação ChampalimaudOutros Esforços Colaborativos