22/04/2020

Ventiladores

Um dos equipamentos hospitalares fulcrais no tratamento de pacientes com SARS-CoV-2 em caso de insuficiência respiratória grave são os ventiladores. Aumentar o número de ventiladores disponíveis é essencial. Inúmeras iniciativas pelo mundo têm isso mesmo por objetivo. Em Portugal algumas dessas iniciativas envolvem membros do COLife.

Air4All

A Air4All nasceu de um grupo de desconhecidos que se juntou durante duas semanas para montar um protótipo de ventilador com controlo por volume, por pressão e assistência à respiração. O sistema utiliza componentes de dispositivos médicos montados em módulos que funcionam de forma independente e que podem ser re-adaptados em caso de rotura de stock. O desenvolvimento deste protótipo assenta nas seguintes premissas:

1) Utilização de um sistema aberto para poder ser reproduzido em vários cenários

2) Utilização de componentes certificados

3) Sem qualquer restrição técnica na assistência à respiração

4) Sem interesse comercial

 

Ver site

 

ProjectOpenAir

Esta iniciativa nasceu para combater a falta de recursos hospitalares no combate à COVID-19 e conta com uma comunidade voluntária alargada que procura desenvolver soluções globais rápidas e fáceis de implementar. O objetivo inicial foi desenvolver ventiladores de código aberto facilmente replicáveis em qualquer parte e foi rapidamente ampliado para outros projetos, entre eles o vent2life – plataforma que facilita às instituições de saúde a reparação gratuita de ventiladores e outros equipamentos médicos inoperacionais; e Front Line Medic Protection – o primeiro kit reutilizável de proteção total dos profissionais de saúde contra a COVID-19, certificado e produzido em Portugal; etc.

Ver website

 

vent2life

A NOVA Medical School iniciou uma campanha de captação de fundos, com empresas e indivíduos, para a compra de ventiladores que serão doados ao Sistema Nacional de Saúde.

Ver website

 

 

Outros Esforços Colaborativos